Domingo, 26 de Março de 2006

A rtp2,

Passou ontem, ou no dia anterior, não sei, um documentário sobre Fidel Castro.

Independentemente das opiniões sobre o ditador antidemocrático, duas notas, que, podendo não ser interessantes são sem dúvida engraçadas e dignas de relevo:

- O povo cubano, antes do aparecimento de Fidel, acreditava numa profecia que dizia que o escolhido para a libertação de Cuba seria apontado por uma pomba. Ora, após dois anos de guerrilha, em Janeiro de 1959, quando Fidel discursa triunfalmente em Havana pela primeira vez , pede para que fossem lançadas pombas brancas sobre o povo libertado.

Quis o acaso que uma dessas pombas pousasse sobre o ombro de Fidel Castro e lá ficasse durante todo o discurso fazendo o povo cair de joelhos em oração perante o "escolhido" e deixando Fidel a rir, enquanto andava de um lado para o outro tentando, em vão, afastar a pomba.

 Em Washigton, unanimemente declararam que a pomba estava amestrada.

Partilho a opinião do comentador do documentário: Grande homem este que, durante 2 anos de guerrilha, ainda assim arranjou tempo para treinar um pombo. 

 

- Na primeira reunião com Nixon, sendo Fidel um simples guerrilheiro, sem identidade política, Castro apresenta as suas  exigências ao presidente americano: A terra ao povo, o desenvolvimento da saúde, educação para todos e uma vida digna para o povo cubano, querendo com isto dizer que Cuba deveria deixar de ser o prostíbulo dos Estados Unidos, não querendo todavia dizer que a cooperação entre os dois países não fosse possível, simplesmente, teria outros parâmetros.  

O relatório de Nixon sobre essa reunião limita-se a referir que não há diálogo possível com Cuba pois Fidel é comunista.

Pouco tempo depois e perante as atitudes prejudiciais ao povo cubano pela administração americana, Fidel Castro proclama a revolução Marxista Leninista.

 

Lamentável... Como teria sido a historia se Nixon não tivesse sido "quadrado"?

 

 

 

  

 

publicado por postitlilas às 15:22
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Helder a 31 de Março de 2006 às 14:46
Eu vi o documentário e gostei muito, a arrogância americana não foi só evidente nesse caso, é evidente um pouco por todo o mundo, só é pena que Fidel se tenho tornado igual ou pior que aqueles que combateu.
Che Guevara era outra história, nunca se agarrou ao poder nem traiu seus ideiais de justiça social.
De links of london a 28 de Setembro de 2010 às 03:17
Adding aerosols to the upper atmosphere could modify the chemistry of the upper atmosphere, affecting ozone and thereby having possible unintended impacts on the lower atmosphere.

Comentar post

Eu

pesquisar

 

Abril 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
28
30

Post it recentes

E assim, um dia após o ou...

Angola

Senhor Doutor,

Quer me parecer

Quer me parecer

O meu primeiro 25 de Abri...

Em plena preparação para ...

Constatação

Aviso:

Constatação

Post it passados

Abril 2006

Março 2006

Nos "post it" diários

blogs SAPO

subscrever feeds